Suicide prevention and Childhood Cancer Awareness, Yellow Ribbon on wooden background  for supporting people living and illness. children Healthcare and World cancer day concept

10 de setembro, Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, saiba como ajudar ou pedir ajuda

Com o tema, “Falar é a melhor solução”, a campanha Setembro Amarelo visa conscientizar as pessoas sobre um grave problema de saúde pública: o suicídio. A cada 45 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Hoje (10), é o Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, a data instituída pela organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), firmando um compromisso global para chamar atenção para prevenção do suicídio.

A Associação Médica de Caxias do Sul (AMECS) abraça essa ideia, e entende a importância de conversar  sobre o assunto, informar-se, e procurar ajuda especializada, quando necessário. Atenta a essa realidade presente na sociedade, onde muitas vezes conversar sobre o assunto é um tabu, e buscar ajuda profissional ainda mais difícil,a AMECS conta com profissionais altamente capacitados e prontos para ajudar.

As razões para suicidar-se podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo o Centro de Valorização à Vida (CVV), um estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

Conversar sobre o assunto é a melhor forma de combater e evitar o suicídio. O CVV é uma das ONGs mais antigas do país e desempenha um papel importantíssimo nesse sentido, atuando no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente, o serviço funciona 24h por dia e é ofertado gratuitamente, por cerca de 4 mil voluntários, em mais de 120 postos, nos 365 dias.

De acordo com a ONG, após a implantação do telefone 188, por meio de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3 milhões de atendimentos são registrados por ano. Para saber mais acesse o site do CVV.

Comentários estão desativados.