Perspectivas acerca do conceito de saúde mental: análise das produções científicas brasileiras
Resumo: No campo da saúde é perceptível o uso frequente do termo saúde mental, que é utilizado em legislações, políticas governamentais, manuais, além de designar serviços de saúde. Essa reincidência provoca curiosidade acerca do conceito de saúde mental. Logo, o objetivo é analisá-lo a partir da compreensão de seus modelos teóricos, construídos pelo recorte da produção científica. Foi utilizado o modelo evolucionário da Análise de Conceito desenvolvido por Rodgers.
O levantamento de dados se deu em artigos disponíveis nas bases Scopus e Web of Science. Foram incluídos os artigos com alto Fator de Impacto, publicados entre 2013 e 2017, escritos em português e inglês, cujo país de origem fosse o Brasil. Foram excluídos os trabalhos duplicados e os de revisão integrativa e sistemática.
Os dados foram coletados com base em padrões repetidos, nas categorias:
- contexto;
- termos substitutos;
- atributos;
- antecedentes e consequentes;
- implicações e hipóteses.
Percebeu-se que saúde mental é um tema transversal a várias disciplinas e sofre influência de muitos saberes. Saúde mental está relacionada a um modo de entender a saúde e a doença psíquica a partir dos paradigmas da psiquiatria e da reforma psiquiátrica.
Artigo publicado AQUI