Durante todo o mês de julho a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) e outras organizações promovem a campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, o Julho Verde, abordando sobre a promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Conforme dados da ACBG Brasil, até 2022, cerca de 75.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer de cabeça e pescoço no Brasil, dos quais 60% terão diagnostico tardio, com impacto negativo na sobrevida dos pacientes. A prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados para o sucesso da redução de números de casos e eficácia dos tratamentos.
Os sintomas do câncer podem variar de acordo com a localização do tumor. Pacientes com câncer na região da cabeça, boca e face podem apresentar sintomas como lesões com sangramento, manchas brancas na boca, dor no local, sangramentos pelo nariz, dores de cabeça frequentes, dormência nos músculos da face. Já os tipos encontrados no pescoço podem causar rouquidão, nódulos na região, mudança na voz e dificuldade para engolir.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que o Brasil registre mais de 222 mil casos de câncer de cabeça e pescoço este ano, sendo que 90% deles poderiam ser curados, se diagnosticados precocemente.
O tabagismo está relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta o risco em 10 vezes para câncer nessa região. No Brasil, o câncer de boca chega a ser o 3º tipo de tumor mais frequente em algumas regiões, ocorrendo sete vezes mais em homens do que em mulheres